Pesquisar

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

EXERCÍCIO GIMP


Exercicio 1.1- SOBREPOSIÇÃO DE CAMADAS
1.       Abra uma fotografia com o gimp.
2.       Na janela em que a imagem é aberta clique no menu arquivo ou ficheiro à abrir como camada, escolha a outra imagem com que você deseja trabalhar. Você pode ainda, arrastar a imagem desejada para dentro da janela do gimp, criando assim uma nova camada.
3.        Na caixa de diálogos camadas, Canais e vetores, escolha que imagem você quer colocar por cima, arrastando as imagens uma sobre a outra.
4.       Com a camada superior selecionada altere na barra de transparência os valores, tornando assim a sua imagem de cima transparente a medida que os valores diminuem.

EXERCICIO 1.2-alterando a cor dos olhos e cabelo
Foto: avril-lavigne-1600x1200-30910
1-      Abra a fotografia escolhida no gimp (do modo que preferir).
2-      Use a ferramenta zoom e aumente a zona dos olhos (se necessário).
3-      Selecione a ferramenta vetor.
4-      Aos poucos vá clicando ao redor dos olhos (um por vez) de modo a contorna-los.
5-      Vá ao menu seleçãoà do vetor.
6-      Adicione uma nova camada clicando com o botão direito do mouse na área vetorizada e escolha a opção camadaà nova camada.
7-      Selecione a ferramenta de preenchimento e determine a cor que você quer o seu olho.
8-      Preencha os olhos dando um clique simples na área selecionada (área que você vetorizou). obs.: a camada que deve estar selecionada é a que você acabou de criar (passo 6)
9-      Na caixa de dialogo Canais, camadas e vetores mude a opção normal para a opção cor. Obs.: se quiser você pode experimentar os outros modos além do modo cor.